Uma Consultora em Aleitamento Materno é uma profissional, graduada na área da saúde ou não, especializada na gestão clínica da amamentação. A titulação da Consultora Internacional em Aleitamento Materno é uma credencial fornecida pela International Board of Lactation Consultant Examiners, Inc. (www.iblce.org).

Essa certificação não é obrigatória para que o profissional preste consultoria, mas é importante pois ela dá ao consumidor dos serviços dos consultores certificados a garantia de que aquele profissional estará atualizado no que diz respeito aos aspectos técnicos, às melhores evidências científicas e, de que não há conflito de interesses!

É importante ainda deixar claro que doulas, enfermeiras, pediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas e muitos outros profissionais que atuam diretamente com a amamentação são facilitadores sim desse processo e muitas vezes possuem uma excelente bagagem teórico-prática, faltando, apenas, passar pelo processo de certificação do IBLCE, para que se tornem, consultores internacionais.

Leia também:
As perguntas mais ouvidas pelos Consultores em Aleitamento Materno
Consultor, promotor ou facilitador em aleitamento materno?

Como faço para me tornar uma Consultora

O Curso de Formação de Consultoras em Aleitamento Materno Online da Unimaterna, é pensado para profissionais que não podem se deslocar para os grandes centros ou preferem estudar na modalidade digital, o nosso objetivo é capacitar e atualizar profissionais da área de saúde e de outras áreas sobre as técnicas, atualizações, evidências, manejo ao aleitamento materno, e aconselhamento para atendimento à dupla mãe-bebê com o objetivo de garantir o sucesso da amamentação, bem como apto a solucionar dificuldades de amamentação entre a dupla.


E seu eu quiser me tornar uma Consultora Internacional?

O custo para brasileiros que desejem realizar a prova, no exame de 2017, é cerca de 400 dólares americanos (outras taxas podem ser acrescidas).

Além da realização de um exame conduzido pelo IBLCE, todos os candidatos precisam ter formação concluída (comprovar carga horária teórica) e experiência clínica (comprovar carga horária prática) em cada uma das áreas a seguir:

Formação em ciências da saúde – ou seja, você precisa comprovar créditos adquiridos a nível de graduação ou pós-graduação (Você pode ser engenheiro, por exemplo, mas precisará provar que cursou disciplinas relacionadas à área da saúde.

Experiência clínica específica em lactação – comprovadas horas de estágio supervisionado e/ou de prática clínica sobre amamentação;

Formação específica em lactação – ter cursos na área de lactação, como o nosso Curso de Formação de Consultora em Aleitamento Materno;

Caso o candidato seja aprovado em todas as etapas, obterá o título de Consultor Internacional em Aleitamento Materno (BCLC) por um período de 5 anos, após os quais deverá proceder à recertificação para manter o título.