Artigo elaborado pela aluna Luana Arantes

Agosto é considerado o mês do Aleitamento Materno no Brasil. Foi instituído pela lei n°13.435/2017 e preconiza ações intensificadas de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Agosto é representado pela cor dourada que relaciona o leite materno ao padrão ouro de qualidade.

De 01 a 07 de agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) criada pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA sigla em inglês), em 1992.  Todo ano a WABA define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países, incluindo o Brasil. A SMAM tem como objetivo conscientizar sobre a importância e benefícios do aleitamento materno afim de promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança e complementar até os dois anos ou mais.

“Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” é o tema definido para a SMAM 2022 e tem os seguintes pilares: informar as pessoas sobre seu papel e a importância de proteger e apoiar a amamentação; vincular a amamentação com a segurança alimentar e boa nutrição; engajar e articular com indivíduos e organizações para maior impacto; estimular e potencializar ações de protagonistas e sistemas para proteger o aleitamento materno.

O apoio a amamentação deve-se dar através da educação em aleitamento materno para as mulheres, seus parceiros, familiares próximos, profissionais de saúde, empregadores e comunidade. Há uma necessidade urgente de educar e apoiar o aleitamento materno, principalmente após a pandemia da COVID-19, que ocasionou insegurança alimentar em muitas pessoas, o distanciamento social resultou na diminuição de conhecimento e aconselhamento em amamentação.  

A Amamentação além do seu teor nutricional também estimula o vínculo entre a mãe e o bebê, contribuindo para o desenvolvimento sócio emocional da criança e prevenindo agravos à saúde mental da mãe. Partindo desse pressuposto precisamos de políticas que assegurem o aleitamento na primeira hora de vida do bebê, informação qualificada aos pais sobre aleitamento materno durante as consultas de pré-natal para encorajá-los, bem como espaço e tempo adequado para a lactante que retorna ao mercado de trabalho continuar amamentando.

Luana Andreia Vieira Arantes

Consultora em Aleitamento Materno pela Unimaterna

Psicóloga CRP09/011850

@psicologaluanaarantes

Referências:

https://rblh.fiocruz.br/folder-de-acao-semana-mundial-de-aleitamento-materno-2022

https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/hKCBzD4tN5rf853SYTXYHmd/?lang=pt’