Por que só replicar suas ações quando você pode levar seu serviço outro nível?

Como empreendedoras, precisamos ter uma posição proativa, sempre pensando em como tornar nosso negócio mais rentável e como melhor a qualidade dos serviços que prestamos. Não dá para se acomodar, porque é fato que a cada dia que passa as pessoas ficam mais criteriosas em relação ao que consomem.

E na área materno-infantil isso não seria diferente. Por isso, mesmo que o ano ainda nem tenha acabado – apesar de muita gente já estar cansada de 2020 e eu nem preciso explicar o porquê – nosso olhar precisa estar nas ações para que o próximo ano traga resultados melhores.

Vem comigo conferir 5 coisas que você pode começar a fazer agora para colaborar para o sucesso do seu negócio como doula no ano que vem!

Leia também:
Doula: por que formalizar seu negócio?
Tudo o que você precisa saber antes de fazer um curso de formação de doulas
O que é uma Consultora em Aleitamento Materno e como se tornar uma?

Previsão de orçamento

Planejamento financeiro é fundamental. Não dá para “meter o louco” e esperar que a conta feche no final do mês. Por isso, o primeiro passo é ter uma previsão de orçamento para os gastos do ano. Inclua custo de materiais e equipamentos, tributos e taxas administrativas e até o investimento que você fará nos seus estudos para se manter atualizada ou complementar sua formação. Quanto mais você estiver preparada financeira, menor será o impacto em situações de emergência, como o que estamos vivendo com a pandemia do COVID-19, por exemplo.

Revise sua precificação

Da mesma forma que os preços dos serviços e produtos que consumimos passam por reajustes, devemos fazer o mesmo com o nosso negócio, se necessário. Levando em consideração a sua previsão de orçamento, analise se o valor que você cobra atualmente é compatível com o valor que você investirá na sua atuação como doula. Não estou falando para você cobrar horrores, mas também não estou dizendo para trabalhar de graça. Seja justa e valorize seu trabalho.

Novos serviços

Aprendeu uma nova função que será complementar na sua atuação como doula? Você pode transformá-la em um novo serviço para oferecer a suas clientes. Sempre que você investe no seu conhecimento e transforma esse conhecimento em uma habilidade, você agrega valor ao seu serviço.

E se você ainda não se sente confiante em incluir mais uma opção no seu leque de serviços, converse com clientes atuais e antigas e avalie a receptividade de acordo com os interesses e necessidades delas. Quando você pensa em soluções inovadoras, que ajudam seus clientes, isso se torna um diferencial.

Pesquisa de satisfação

Nada de achismo. Trabalhe pautada por informações reais. Faça pesquisas de satisfação com clientes – e até com as pessoas que não fecharam com você, se possível – para entender como anda a qualidade você entrega. É difícil receber críticas? É sim. Mas se forem críticas construtivas, isso pode ser enriquecedor para o seu trabalho, pois vai te mostrar os pontos de melhoria. Isso vai te ajudar a prestar um serviço cada vez melhor.

Esteja aberta a receber tanto os feedbacks positivos quanto os feedbacks negativos, afinal uma das principais características de uma doula é saber ouvir, não é? Mas, também saiba diferenciar uma crítica construtiva de um pitaco.  

Não esqueça do marketing

Repita comigo: o marketing é importante! Por marketing eu não refiro a investir todo o seu dinheiro em campanhas. Marketing também é se importar com a forma como você se posiciona na rede social, mas também no cara a cara. Se importar em botar a cara no sol e compartilhar conhecimento com clientes, possíveis clientes e até seus “concorrentes” para gerar autoridade e credibilidade. Se importar em se comunicar de uma forma clara. Se importar em divulgar seus serviços. E se importar em formar parcerias que te ajudem a impulsionar seu trabalho.

Quais dessas ações você já está colocando em prática para impulsionar o seu trabalho como doula no ano que vem?

Quer receber as últimas novidades da Uni? Então se inscreve na nossa news e se prepare para atualizações mensais e várias informações sobre doulagem.