A doulagem é uma vocação, sim, mas ela também é exercida como uma ocupação profissional. E a doula como empreendedora, precisa compreender todos os benefícios de formalizar seu negócio, inclusive a geração de credibilidade para seu serviço. E por “formalização”, estou me referindo à forma como essa doula se estabelece no mercado e a forma como ela se posiciona dentro da área materno-infantil e diante de parceiros, colegas e clientes.

Então, se você é doula ou quer se tornar uma, vem comigo que eu vou te mostrar algumas ações que podem te ajudar na formalização do seu negócio!

Leia também:
Sou doula/consultora e agora?
Doula, o que você faz se os clientes entendem mal o seu papel?
Tudo o que você precisa saber antes de fazer um curso de formação de doulas

Começando pela papelada

Burocracia é uma coisa chata? Com certeza. Mas, na medida certa, ela será fundamental para preservar seu trabalho, seus direitos e deveres como profissional, assim como os direitos e deveres das pessoas com quem você trabalha. Como prestadora de serviço, existem alguns documentos essenciais para que a doula possa formalizar seu negócio. Veja alguns deles: 

Ficha de cadastro

É  importante ter uma ficha de cadastro para documentar informações sobre clientes, tanto por motivos estatísticos quando pela base de dados que dará apoio durante os atendimentos. Principalmente quando a doula lida com mais de um cliente ao mesmo tempo, a ficha de cadastro é um documento que vai conter informações organizadas e de fácil acesso quando necessário.

Contrato de trabalho

Como prestadora de serviço, a doula precisa ter um contrato para respaldar a sua atuação, deixando claro o que ela faz e o que não faz, para que o cliente tenha ciência do que consiste o trabalho que está contratando. Um contrato assinado pode prevenir várias dores de cabeça no futuro.

Comprovação dos serviços prestados

Assim como o contrato, sempre emita uma Nota Fiscal ou um recibo para seus serviços prestados. Além de formalizar seu negócio, a emissão de NF é útil para gestão e para a otimização do tempo. Mas lembre-se, que para emitir um NF é preciso ter um CNPJ. Uma doula pode conseguir seu CNPJ na modalidade de Simples Nacional, que ajuda na profissionalização da atividade. Ou, ela pode trabalhar como profissional autônoma.

Marketing

Invista no marketing pessoal e de serviço e estabeleça seu posicionamento profissional. No mercado, encontramos todos os tipos de doula e não tem nada de errado nisso. Então, é importante imprimir a sua identidade para atrair clientes que compartilham do seu propósito, dos seus valores e da sua visão. Estabeleça que tipo de profissional você quer ser e que tipo de relacionamento você quer ter no seu negócio.

Construa o valor do serviço que você presta a seus clientes para que eles valorizem mais do que o preço que você cobra!

Quer receber as últimas novidades da Uni? Então se inscreve na nossa news e se prepare para atualizações mensais e várias informações sobre doulagem e empreendedorismo.