Se você começou a investir esforços na estratégia de marketing da sua marca, uma ação fundamental para ganhar visibilidade no mercado é a produção de conteúdo. Porém, principalmente para quem está começando agora, surgem dúvidas sobre que tipo de conteúdo produzir. Partindo do pressuposto que você fez a sua lição de casa e executou os pontos iniciais da sua estratégia (público-alvo, persona, pesquisa de mercado, etc), eu vou dar algumas dicas de conteúdos para empreendedoras da área materno-infantil. 

Ou seja, seja doula, consultora ou profissional de outra especialidade, este post vai te ajudar no seu trabalho de produção de conteúdo. Confira!

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Pontos importantes do marketing de conteúdo

Antes de mais nada, quais são os pontos que definem um bom marketing de conteúdo? Quando produzir, verifique se  o seu material:

  • Possui qualidade (visual, gramatical, argumentativa, etc);
  • Oferece informações úteis e verídicas;
  • Apresenta originalidade;
  • Oferece diversidade de temas e formatos;
  • Conversa com a sua persona (linguagem, assunto, dores, etc);
  • Está alinhado com o posicionamento da sua marca.

O que meus conteúdos precisam abordar?

Informacionais

Sejam as últimas evidências científicas, novidades ou informações atemporais, é importante nutrir seu público com conteúdos que agreguem conhecimento e, demonstram seu know-how sobre a sua área de atuação.

Curiosidades

O mundo materno-infantil é repleto de coisas que a maioria das pessoas não faz ideia. Compartilhar curiosidades pode ajudar no seu engajamento, além de ser atrativo para seu público. 

Humor

Nem todo conteúdo precisa ser denso e sério. Nas redes sociais, as pessoas procuram por experiências com as quais elas se identificam e que ajudam a deixar a rotina mais leve. Assim como as curiosidades, conteúdos com uma dose de humor geram interação com a sua marca.

Dicas

Dicas práticas e curtas podem salvar o dia de alguém que segue seu trabalho. Compartilhe pequenas pílulas de conhecimento para facilitar o dia de clientes, possíveis clientes e seguidores.

Experiências

Nem sempre sua audiência será formada apenas por possíveis clientes. Outras empreendedoras e futuras empreendedoras que admiram seu trabalho podem te seguir, em busca de inspiração ou informações úteis para suas próprias atuações. Lembre-se que concorrente também é parceiro e, compartilhando suas experiências (do ponto de vista profissional) pode ajudar outras pessoas e fortalecer o mercado.

O que você precisa saber antes de publicar conteúdos

As redes sociais são parte da nossa vida e se queremos que elas sejam uma ferramenta de trabalho, nós precisamos usá-las com sabedoria.

Lembre-se da diversificação: Da mesma forma que você não pode se prender a apenas um tema, não se limite a um formato de conteúdo. Explore todas as possibilidades disponíveis, como por exemplo Feed, Stories, Reels/Tik Tok, Blog, Podcast, Vídeos, etc. Entregue formatos variados, abrace preferências diferentes de consumo (vídeo, áudio, leitura, etc) e estimule o engajamento do público.

Respeite a confidencialidade de seus clientes: Cuidado para não sair compartilhando relato de parto alheio, muito menos sem autorização.

Uma única doula pode representar uma comunidade inteira: Publicações e comentários com conotação negativa podem fechar as portas não só para você, mas para suas colegas de profissão também.

O que você compartilha diz muito sobre você: Antes de postar, pergunte a si mesma se os conteúdos que você compartilha afetariam negativamente a impressão de um cliente sobre você ou simplesmente ajudaria ele a conhecer você como pessoa.

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