Eu estou até vendo sua carinha de: “Ué Indi, não é a mesma coisa?”
Não, não é. E eu te respondo e explico porque são diferentes. Vamos lá?
O que significa estar online?
Estar online, ou seja, você só está. Imagine que você vai a uma festa e fica ali só como observador. Entra e sai da festa e ninguém te nota. Você não brinda com ninguém, não troca ideia com ninguém, só está ali. Mais um e nada mais. Deve até ter colocado sua melhor roupa, se perfumado, mas não teve interação com outra pessoa.
Agora pense: quantos profissionais ou empresas têm feeds maravilhosos, sites magníficos, mas pecam na falta humanidade, na falta daquela malemolência, daquele meet? Eles só existem, como você na festa. Talvez até olhem para você e fazem elogios, mas logo vão te esquecer e trocar por outro convidado mais interessante. O mesmo vai acontecer se você só estiver online e não tiver o mínimo de cuidado com seu conteúdo e audiência.
Agora, o que é ter presença digital?
Visualize aquela festa ou jantar onde você encontra alguém que nunca viu antes ou já viu de longe. Vocês conversam durante a noite toda, vocês riem, ela te apresenta novas pessoas legais e rola aquele meet. A pessoa é até bonita e cheirosa, mas o envolvimento supera tudo e você que ver ela mais vezes, chamar para um café, ouvir e apresentar ela para mais pessoas…
Então, veja esta pessoa como um profissional ou empresa. Neste caso, ela tem presença digital, ela dá atenção à audiência, ela oferece conteúdos interessantes e ela tem posicionamento. Afinal, se você defende o aleitamento materno, por mais que seja complexo, você não pode dizer que está tudo bem usar bico artificial só para tentar agradar todo mundo, não é mesmo?
Leia também:
Coisas que você precisa considerar ao ter uma rede social profissional
Por que contratar uma consultora de amamentação?
Puerpério: tudo o que você precisa saber sobre esse período da maternidade
Ter presença digital é se posicionar, é criar valor para sua audiência, é se relacionar com seu público incluindo todos os canais que a empresa/profissional utiliza e todo o conteúdo gerado nos meios digitais. Qual é o seu tom de voz nas redes? Qual o perfume que você deixa quando passa?
Podemos resumir a presença digital como a maneira com que as pessoas veem a marca/profissional e por isso que não basta você ter um site e página em todas as redes sociais é necessário atrair, envolver e engajar seu público. Por fim eu te pergunto: Qual a imagem que você quer ter nas redes?