Para muitos de nós e das famílias que atendemos, as redes sociais são parte constante das nossas vidas. Nós usamos elas para divulgar nossos serviços, manter contato com as pessoas, adquirir informação e conseguir apoio. As redes sociais podem ser ferramentas poderosas para o sucesso de uma doula. Elas são como qualquer outra ferramenta, porém, quando utilizadas incorretamente ou sem preocupação com a segurança, erros podem acontecer.

Confira algumas considerações importantes para doulas que usam redes sociais para fins pessoais e profissionais:

Confidencialidade
Nossos clientes nos permitem fazer parte da experiência mais íntima de suas vidas. Até os posts mais inofensivos onde a cliente não é identificada podem ser vistos como algo constrangedor para a mãe. Faça o exercícios de perguntar a si mesma se sua cliente gostaria que um post sobre seu parto ou pós-parto fosse compartilhado com família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho dela. Se você não tem certeza, é melhor não postar.

Converse sobre redes sociais com a família da sua cliente assim que iniciar os atendimentos, principalmente se você utiliza estas ferramentas para divulgar seus serviços. Pergunte se eles estão confortáveis com os conteúdos que você costuma publicar, principalmente aqueles que você se baseia em seus atendimentos.  Considere se seus círculos sociais se cruzam e se esse tipo de post poderia divulgar novidades que seus clientes preferem manter em segredo.

E o mesmo vale para a situação inversa. Deixe claro se eles têm permissão de te mencionar ou marcar em fotos e se você prefere que eles utilizem seu perfil profissional ao invés do profissional.

Uma única doula representa todas nós
Aquelas que já trabalham como doulas há um tempo sabem que é necessário apenas um incidente, conversa ou comentário (normalmente tirado do contexto) para criar uma bola de neve que vai afetar toda a comunidade de doulas. Posts que expressam frustração com outros profissionais e lugares onde atendem partos, mesmo que em termos gerais, podem desqualificar doulas como parceiras capacitadas para apoiar famílias no parto e pós-parto.

Posts em redes sociais que expõem exageradamente os pontos negativos da rotina, dinâmicas familiares de seus clientes, protocolos de hospitais, entre outros do tipo, podem causar uma visão negativa sobre doulas como um todo.

Todas nós precisamos desabafar de vez em quando e ter apoio é o principal ingrediente para ter equilíbrio e bem-estar. Procure apoio fora da sua rede social, com colegas em quem você confia, amigos ou sua família. Praticar autocuidado é importante para uma doula saudável.

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Sua companhias dizem muito sobre você
Nas redes sociais, os grupos dos quais você faz parte, as páginas que você curte, os posts que você compartilha e até os comentários feitos pelos seus amigos no seu conteúdo contribuem para a impressão que as pessoas têm de você. Enquanto você não consegue controlar o que outras pessoas dizem ou fazem, é importante ser consciente sobre como você interage com outros grupos e pessoas nas redes sociais.

Um bom exercício é: pergunte a si mesma se você compartilharia determinado grupo ou conteúdo em sua primeira reunião com um potencial cliente. Isso afetaria negativamente a impressão dele sobre você ou simplesmente ajudaria ele a conhecer você como pessoa?

Lembre-se que não existe privacidade online
Existe uma série de exemplos de posts que originalmente não estavam disponíveis ao público, mas acabaram se tornando virais, causando perda de empregos, problemas em relacionamentos, acusações criminais e ações judiciais.

Mesmo que as consequências para doulas não sejam tão dramáticas, tenha em mente que as redes sociais foram criadas para compartilhar conteúdos facilmente para um público amplo. Isso é exatamente o que torna as redes sociais ferramentas de marketing úteis para doulas. Compartilhar novidades, pesquisas e eventos oferece informações de valor para a sua rede online e manterá sua atuação visível.

Portanto, avalie antes de publicar algo. E se você não quer que ele se torne público, não poste.

Fonte: DONA International (conteúdo traduzido e adaptado)

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