Já dizia minha mãe: prevenir é melhor do que remediar. Principalmente quando nos vemos no meio do olho do furacão do desespero de um bebê que não mama, um mamilo fissurado, uma pega que causa dor, um leite que parece não sustentar. E para que sua amamentação seja mais agradável ou siga um caminho mais tranquilo é necessário, sim, se preparar com informação.


E já digo de antemão que se seu desejo é amamentar, quando for fazer sua lista de chá de bebê ou de prioridades para a maternidade, coloque uma consultora em aleitamento como um item essencial, tanto no pré quanto no pós-parto. Quer saber o porquê?

Porque a amamentação pode ser desesperadora e dolorosa se você não tem ajuda e informação. Quando você saí do hospital e se vê em casa com aquele pacotinho e ele chora por horas e horas, qualquer palpite que seja vai te abalar e o cansaço, desespero e senso de proteção vão fazer com que você tome as decisões aparentemente mais milagrosas quando, na verdade, amamentar é persistência, paciência, treino e tempo.

Leia também:
Dicas para uma amamentação sem estresse
Relacionamento e amamentação
Lactação induzida: é possível amamentar filhos adotados?


Mas, se você estiver preparada, informada e bem orientada, tudo pode ser diferente e você e seu bebê passarão por essa com mais tranquilidade. Vai por mim, porque comigo foi assim e o que me salvou na amamentação foi entender que tinha algo de errado e procurar uma consultora de amamentação.

Pense que se você contratar uma consultora no pré-parto, além de te orientar sobre a amamentação, ela também pode te indicar o que realmente colocar no enxoval, já descartando vários itens como concha, bico de silicone, mamadeira e chupeta. Ela vai desmistificar aquelas receitinhas milagrosas que só atrapalham e vai te ajudar a mudar de repertório para que possa defender as suas escolhas diante dos palpiteiros de plantão. Que tal?


Se você é gestante, recomendo que você acesse a página de profissionais no site da Unimaterna e encontre uma consultora perto de você.

E se você quer receber mensalmente conteúdos como este, cadastre-se na nossa newsletter e entre para a Confra das Maternas! 😍