Sabemos que muitas mulheres ainda encontram uma série de desafios na amamentação o que deixa a experiência longe de ser algo prazeroso, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, separamos algumas dicas para uma amamentação sem estresse, na esperança de que elas contribuam para o sucesso no aleitamento materno. Dá uma olhada!


Escolha uma posição confortável
Deixe uma garrafa de água fresquinha por perto (a amamentação tende a deixar mulheres com sede). Escolha um lugar confortável, como uma cama, uma poltrona ou um sofá, por exemplo, e posicione almofadas e travesseiros atrás de você, em suas costas. Coloque uma música relaxante e, se possível, reduza a iluminação do ambiente. Agora sente-se, se aconchegue e pegue sua almofada de amamentação, se você tiver uma.

Libere os seios
Deixe seu seio inteiro descoberto, pois isso torna a experiência mais fácil e confortável para você e para seu bebê. Assim, você consegue ver o que está fazendo sem pedaços de tecido atrapalhando sua visão. Além disso, os bebês conseguem aprender a diferenciar o tecido do mamilo e o tecido do seio pelo contraste (claro/escuro) das cores.

Leia também:
Relacionamento e amamentação
Lactação induzida: é possível amamentar filhos adotados?
Amamentação para gêmeos ou múltiplos

Se necessário, reposicione o bebê
Se dói, é porque tem algo errado. Dor na amamentação não é normal. Use seu dedo mindinho para desencaixar a boca do bebê do seu seio. Ele provavelmente não vai gostar da interferência, mas se você insistir na pega errada, seus mamilos vão sofrer as consequências.


Tente relaxar
Quanto mais estressada você ficar, mais estressado seu bebê fica também. É quase impossível acontecer a pega correta de um bebê aos prantos no seio de uma mãe emocionalmente abalada. Se precisar, tire 5 minutos para se acalmar, depois acalme seu bebê. Assim que os dois estiverem prontos, a amamentação pode começar.

Procure ajuda
Cuidado para não embarcar no trenzinho da culpa, caso a amamentação não esteja dando certo. Você não está falhando como mãe! Procure ajuda de uma consultora em aleitamento materno para te ajudar a entender o que está acontecendo e buscar soluções. É interessante ter uma consultora mesmo antes do bebê, mas se você descobriu a existência dessa profissional apenas agora, não é tarde demais.


O momento da amamentação é um bom momento de criação e fortalecimento de vínculo entre a mãe e o bebê. Aproveite esta fase.
Para ver mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo materno-infantil.