Benefícios, desafios e características da amamentação para mais de um bebê.

As pessoas tendem a acreditar que, pelo aleitamento ser algo desafiador, as dificuldades aumentam de forma proporcional ao número de filhos que você tem que alimentar com leite materno ao mesmo tempo. Mas será que isso é verdade? Vamos conversar e entender um pouco mais sobre como funciona a dinâmica de amamentação para gêmeos ou múltiplos. Vem comigo?

Amamentar um bebê x amamentar gêmeos ou múltiplos

Já sabemos que o aleitamento materno oferece uma lista de benefícios. Para a mãe, auxilia no espaçamento entre gestações, acelera a involução uterina, protege contra a anemia e reduz o risco de câncer na mama e no ovário. E, para o bebê, previne a mortalidade, protege contra infecções, favorece o desenvolvimento cerebral e neurológico, proporciona vínculo com a mãe, protege contra doenças crônicas (como a diabetes, por exemplo) e auxilia no desenvolvimento facial.

Então, talvez seja importante saber que os benefícios de amamentar apenas um bebê amamentar gêmeos/múltiplos são os mesmos. Na verdade, para este último caso, talvez os benefícios sejam ainda maiores, pois muitos múltiplos nascem prematuros, logo precisam desse alimento rico que é o leite materno.

Leia também:
Mitos e verdades sobre a amamentação
Amamentação e diabetes: verdades que você precisa saber

Desafios da amamentação

Se os benefícios são os mesmos, isso significa que os desafios também são? Bom, em partes. Amamentar mais de um bebê pode parecer uma missão impossível – ou pelo menos muito difícil – no começo, mas conforme a mulher e seus filhos se adaptam à dinâmica, as chances de sucesso podem ser iguais às das mães que precisam alimentar apenas um bebê.

De qualquer forma, é indicado que a mulher busque por ajuda de outras mães na mesma condição e de uma consultora em aleitamento especialista em amamentação para gêmeos ou múltiplos.

O leite será suficiente?

Uma das maiores dúvidas em relação à amamentação de gêmeos ou múltiplos é sobre a quantidade de leite produzido pela mãe. Existe um grande receio sobre se a mulher conseguirá produzir leite suficiente para suprir a demanda de mais de um bebê.

Mas, é importante lembrar que quanto mais ela amamentar, mais leite ela produzirá. E, independente de quantos bebês estiverem amamentando, as necessidades nutricionais também serão supridas. Se os bebês forem prematuros, duplicar a quantidade de vezes que você bombeia para produzir mais leite.

Em caso de dúvidas sobre posicionamento ou pegada para a amamentação de mais de um bebê, a consultora em aleitamento materno estará pronta para ajudar e dar orientações para que a amamentação seja proveitosa e mais confortável tanto para a mãe quanto para o bebê.

Se quiser continuar nos acompanhando e receber mais informações sobre aleitamento materno, assine a nossa news e nós vamos te mandar todas as nossas novidades! 🙂