Saiba diferenciar os fatos, as informações corretas e os mitos sobre o aleitamento materno.

Leite fraco, frequência das mamadas, prótese de silicone…Ao longo da gestação eda maternidade nós somos atingidas por uma enxurrada de informações relacionadas à amamentação. O problema é que nem todas essas informações são verdade. Muito do que é perpetuado sobre a amamentação vem de mitos, distorções da realidade e interpretações erradas. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre a amamentação para você saber de uma vez por todas quais informações deve considerar e quais você deve ignorar.

Confira os principais mitos e verdades sobre a amamentação que ouvimos por aí

Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá
Verdade: A produção do leite materno vem pela sucção do bebê.⠀

A criança deve mamar a cada duas ou três horas
Mito: Não há uma regra, e a periodicidade varia conforme o bebê. A única recomendação é que a mãe ofereça o leite em “livre demanda”, ou seja, toda vez em que o bebê sentir fome.

É preciso revezar os dois seios para amamentar
Mito: O bebê pode se saciar somente com um seio, e na próxima mamada a mãe oferecer a outra mama. Como ele pode não se saciar com uma mama só durante a mamada e a mãe oferecer as duas mamas em uma mesma mamada.

Leia também:
Amamentação e diabetes: verdades que você precisa saber
Checklist da amamentação
6 habilidades que a amamentação ensina às crianças

Algumas mães produzem leite fraco
Mito: Cada mãe produz o leite adequado para as necessidades de seu bebê.

Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento
Verdade: Os bicos de chupetas e mamadeiras aumentam o risco de desmame, principalmente se dados precocemente. Além disso, o bebê rejeita o seio materno por fazer confusão de bico.

As fórmulas atuais são quase como o leite materno
Mito: As fórmulas que existem no mercado não contêm os anticorpos, células vivas, enzimas, ou hormônios presentes no leite materno.

Estresse e ansiedade prejudicam a produção de leite
Verdade: A adrenalina liberada pelo estresse interfere na quantidade de prolactina (hormônio responsável pela produção do leite). No entanto, essa “diminuição” momentânea causada pelo estresse é reversível.

O colostro não é leite, não tem nutrientes para o bebê.
Mito: O colostro é o primeiro líquido produzido pela mama e possui nutrientes, glicose e fatores de proteção.

Quanto mais líquido a mãe ingerir, mais leite terá
Mito: A mãe vai produzir leite independentemente da quantidade de líquido que ingerir.

Casca de banana e mamão ajudam a cicatrizar feridas nas mamas
Mito: Não há comprovação de que atue na cicatrização.

O bebê que mama no peito não precisa tomar água
Verdade: Logo que o bebê começa a mamada, o primeiro leite que vem é 80% líquido, já mata a sede da criança e tem anticorpos.

Usar prótese de silicone interfere na amamentação
Em geral, mito: Hoje, as cirurgias para colocação de silicone são feitas de modo a preservar a possibilidade de amamentação. Mesmo quem faz a cirurgia para redução das mamas não tem a capacidade de amamentar prejudicada.

Amamentação é um anticoncepcional
Em partes: Enquanto a mulher amamenta exclusivamente, o ovário fica sem ovular, o que evita a gravidez. Mas há o risco de falhas neste processo.⠀

E lembre-se: sempre que tiver alguma dúvida, pergunte a uma consultora em aleitamento materno ou um profissional que apoie a amamentação. Tome cuidado com os sabichões de plantão!

Para mais informações sobre aleitamento materno e outros temas do universo materno-infantil, assine a nossa news continue acompanhando a Uni! 🙂