O câncer de mama está entre os três tipos mais incidentes, além de ser o tipo de tumor frequente em mulheres, ao redor do mundo. No Brasil, ele é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. E sabe o que é mais assustador? A estimativa do INCA para 2020, só em nosso país é de mais de 66.280 novos casos.

Mas por que eu tô falando isso? Para reforçar a importância da prevenção e autocuidado. Para prevenir, precisamos entender primeiro quais são as causas. De acordo com o INCA, além da idade (cerca de 4 em cada 5 casos ocorrem depois dos 50 anos), os fatores que aumentam o risco são divididos por:

– Fatores ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após menopausa, sedentarismo e inatividade física, consumo de bebida alcóolica e exposição frequente a Raios-X.

– Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa antes dos 55 anos, uso de contraceptivos hormonais e ter feito reposição hormonal por mais de 5 anos depois da menopausa.

– Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer no ovário, casos de câncer de mama na família, história familiar de câncer de mama em homens e alteração genética (principalmente nos genes BRCA1 e BRCA2).

Leia também:
Mitos e verdades sobre a amamentação

Prevenção

Conhecendo estes fatores que contribuem para a incidência do câncer de mama, vamos falar sobre a prevenção da doença. Você sabia que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados? E isso é possível quando adotamos hábitos mais saudáveis no dia a dia. E se você ouve esse tipo de coisa em todo lugar, a ponto de parecer clichê, é porque tem um motivo, não é? Esses hábitos saudáveis incluem:

  • Praticar atividades físicas: xô preguiça!
  • Alimentar-se de forma saudável: dá uma segurada no fast food, belê
  • Manter o peso corporal adequado: não aquele imposto pela mídia, mas sim aquele ideal para vc.
  • Evitar consumo de bebidas alcóolicas: happy hour todo dia não dá
  • Amamentar: amamentação é vida e a gente sempre fala isso
  • Evitar o uso de hormônios sintéticos (ex: anticoncepcionais): usa camisinha.

Parece bobo, mas são cuidados assim que garantem uma qualidade de vida melhor e reduzem as possibilidades de sermos atingidas, não só pelo câncer, mas por outra série de doenças. Cuide de você, gata!

Quer receber as últimas novidades da Uni? Então se inscreve na nossa news e se prepare para atualizações mensais e várias informações sobre o mundo materno-infantil.

Fonte: INCA