Observando a amamentação pode-se ter a certeza que não é apenas sobre uma forma de alimentar um bebê, mas sim sobre um processo muito rico de doação e aprendizado. A amamentação pode ensinar algumas habilidades para a vida da criança. Entre elas podemos listar 6 habilidades essenciais:
Consentimento
Como a amamentação é uma relação entre duas partes (mãe e bebê, não é absurdo falar que ela ensina sobre sobre a habilidade do consentimento. Principalmente se é um bebê ou criança mais velha! Elas podem aprender como pedir para mamar e isso é uma forma de consentimento.
Gentileza
Aprender a ser gentil com os outros é uma lição que deveria ser padrão para todas as crianças. Quando os bebês começam a morder ou a beliscar, podemos dizer “eu não gosto disso” “eu quero que você pare” “isso machuca a mamãe” “a boca é para comer, não para morder”. Pode ser que eles não aprendam de primeira, mas com certeza irão aprender.
Compartilhar
Essa é para quem amamenta duas crianças ao mesmo tempo. Eles têm capacidade de aprender a dividir, aprender que o outro necessita tanto quanto eles, e saber a vez de cada um.
Confiança
A confiança que o bebê tem de que será alimentado faz com que ele aprenda a confiar nas pessoas e formar vínculos quase como se fosse algo natural. Crianças precisam estar seguras emocionalmente tanto quanto precisam de alimento.
Paciência
Vamos combinar que paciência não é uma habilidade que o bebê já venha “instalada de fábrica”. Mas a amamentação ajuda a desenvolver desde cedo esta virtude. Um exemplo é quando você realmente não pode amamentar naquele momento, você pode dizer “você vai mamar depois” ou “quando chegarmos em casa” e cumprindo o combinado o bebê irá aprender que pode esperar por algo sem se desesperar porque sabe que sua necessidade será atingida.
Autonomia
Ah, pode ser que algumas pessoas falem que bebês amamentados são mais “dependentes”, porém o que é observado é que as crianças amamentadas são muito mais autônomas, sabem os momentos que devem se alimentar e aprendem a ouvir os sinais do corpo. O vínculo formado pela amamentação ajuda a promover a autonomia porque eles sabem que sempre tem um lugar seguro para voltar.
Leia também:
A amamentação não dura a vida toda, mas seus benefícios sim
Vamos conversar? Vem saber mais sobre gestação, parto e AM!
Leite materno, alimento poderoso!
O que mais você acredita que a amamentação pode ensinar? O que você observou durante sua experiência com a amamentação?