Propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno para o bebê

Fonte: Curso de Formação de Consultoras em Aleitamento da UniMaterna

Por que ainda é tão necessário reforçar o aleitamento materno? Durante o século XX, observamos uma queda no interesse e na prática da amamentação, seja pela baixa quantidade de mães que optaram pelo aleitamento ou pelo aumento do desmame precoce. Por esses fatores, surgiu a necessidade de incentivar ainda mais as mulheres a amamentarem seus filhos, afinal os benefícios são gigantescos. Vamos a eles?

Benefícios imunológicos do leite materno

Nenhum alimento, natural ou produzido, possui tantas propriedades protetoras quanto o leite materno. Essa proteção age principalmente contra doenças gastrointestinais e respiratórias.

Além disso, o leite possui anticorpos que protegem o bebê de doenças adquiridas pela mãe, anteriormente. Essa propriedade protetora do leite é formada basicamente por compostos solúveis, compostos celulares e pela enzima lactoperoxidase, possui ação antimicrobiana.

Um fato interessante é que a composição do leite varia de acordo com as necessidades do bebê. Por exemplo: um bebê prematuro receberá um leite ainda mais rico em propriedades anti-inflamatórias. 

Leia mais:
O que o conhecimento em Aleitamento Materno pode melhorar nos atendimentos
Problemas gerados na introdução de fórmula

Benefícios nutricionais do leite materno

O leite materno é rico em nutrientes essenciais e fatores bioativos que auxiliam no processo de desenvolvimento e crescimento do bebê e ao longo desse processo, o leite materno sofre modificações para atender todas as suas necessidades.

Depois da descida do colostro (leite viscoso, de coloração amarelada e rico em fatores imunológicos e fatores de crescimento), é produzido leite maduro durante 15 dias após o parto. Mas, a composição do leite permanece instável por aproximadamente 1 mês.

O principal componente do leite materno é a água, que é entregue ao bebê na quantidade certa enquanto ele mama e assim, se mantém hidratado. Além disso, o leite é composto por proteínas do soro e lácteas, carboidratos lipídios, micronutrientes e vitaminas. Cada componente tem sua função essencial para o bebê.

Além de todos esses benefícios, o aleitamento materno beneficia mãe e bebê, e tem uma série de vantagens técnicas, psicológicas e econômicas. O leite materno é o melhor alimento do mundo!