A consultora em aleitamento é uma profissional clínica habilitada, que pode ou não ser da área da saúde. Esta função surgiu na década de 80 nos EUA, como uma forma de reverter o declínio da amamentação no país. O maior objetivo desta profissional é prevenir, reconhecer e resolver as dificuldades da dupla mãe-bebê, no que se refere a amamentação. Entre as principais competências da consultora em aleitamento materno, estão:

  • saber como funciona toda a amamentação, desde seus aspectos clínicos até os psicológicos;
  • conhecer os aspectos neurofisiológicos e hormonais, para poder auxiliar o binômio mãe-bebê a seguirem com a amamentação de forma prazerosa. 

A consultora não faz atendimento clínico específico de pediatra ou fonoaudióloga. Ao diagnosticar qualquer distúrbio fora de sua área de atuação, ela deve encaminhar o caso a um especialista.

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Características que toda consultora precisa ter

  • Conhecimento técnico
  • Maturidade emocional
  • Empatia e paciência
  • Disposição para ouvir sem julgar
  • Desejo real de ajudar outras mulheres

Para um bom relacionamento, as consultoras em amamentação precisam ser vistas pelas nutrizes como pessoas acolhedoras e não apenas conselheiras em sua vivência na amamentação. 

O papel da consultora em amamentação é alinhar suas ações, no sentido de instruir tecnicamente a mulher e promover sua autoconfiança. O objetivo é capacitar a mulher para que ela tome suas próprias decisões, além de encontrar soluções e superar suas dificuldades na vivência da amamentação. 

É importante que neste relacionamento, a consultora não deixe que suas percepções pessoais interfiram na perspectiva de sua cliente. Para isso, é preciso estar aberta para ouvi-la, sempre e prestar atenção em suas necessidades físicas e emocionais.

5 coisas que você precisa saber antes de oferecer consultoria em amamentação

  1. Não existe fórmula certa e nem receita de bolo que funcione em toda consultoria.
  2. Precisamos tratar cada caso individualmente, com suas próprias características e, acima de tudo, perguntar para a mãe qual o desejo dela.
  1. A protagonista desta caminhada é a mulher. Então, não queira a amamentação mais do que sua cliente. 
  2. Deixe que a mulher conduza o início da consulta. Você está ali para orientá-la, não assumir o controle da situação.
  1. Escute com atenção e empatia. Seja prestativa e paciente. A mulher contrata uma consultora porque precisa de ajuda e não para ser julgada.

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