Hoje vamos dar algumas dicas para você ter uma amamentação bem-sucedida!
A experiência de amamentar é diferente para cada mulher. Sim, algumas enfrentam mais dificuldades que outras, mas isso não significa que a sua taxa de sucesso será menor. Existem uma série de aspectos que influenciam no aleitamento materno, não apenas fisiológicos, mas também emocionais, culturais e ambientais. E quando temos informação sobre todos esses aspectos, é mais fácil de ignorar os mitos impostos e agir quando nos deparamos com os desafios da amamentação.
Leia também:
Vamos conversar? Vem saber mais sobre gestação, parto e AM!
Leite materno, alimento poderoso!
Para que você tenha uma experiência bem sucedida ao amamentar seu filho, preparamos um checklist simples, mas muito útil. Seguindo esse checklist da amamentação você se sentirá mais amparada e poderá focar em desenvolver laços com seu bebê que só esse contato pele a pele durante a amamentação pode proporcionar.
1 – Prepare-se, sim!
A amamentação ao contrário do que geralmente pensamos não é algo automático ou somente instintivo! A preparação não é física, você não precisa passar nada no seio, nem nos mamilos. Você precisa ler para entender os problemas mais comuns que você pode enfrentar. Estude, se informe e tire dúvidas para aumentar sua autoconfiança no momento de amamentar.
2 – Entre em contato com uma consultora em aleitamento materno!
Antes mesmo do nascimento do bebê é importante marcar uma consulta e se for possível que ela esteja nas primeiras horas do bebê orientando e tirando suas dúvidas, melhor ainda! A consultora em aleitamento é uma profissional qualificada que vai te ajudar a entender sobre todos os benefícios da amamentação, sobre pegas, técnicas e tudo mais que for útil para que você tenha sucesso ao amamentar seu bebê.
3 – Ao menor sinal de problema, peça ajuda!
Pode ser para uma consultora, pode ser para uma mãe experiente que amamentou. Se você sente dor ao amamentar, se você desconfia que algo não está certo, peça ajuda a pessoas que são a favor do aleitamento materno. Com certeza essas pessoas farão o melhor para te ajudar a encontrar uma solução.
4 – Busque um grupo de apoio
Isso pode ser o que irá te salvar em vários momentos. Nos grupos de apoio além de encontrar profissionais que podem te ajudar você encontra mães que já passaram por problemas parecidos (ou até piores). Os grupos são uma ótima fonte de troca de experiência, aprendizado e escuta empática.
5 – Crie uma blindagem contra palpites desnecessários
Não escute palpites de pessoas que são contra o aleitamento materno e fique atenta aos mitos espalhados sobre a amamentação (leite fraco, por exemplo). Na dúvida procure sempre um profissional que realmente esteja comprometido com a amamentação.
Se você quiser se manter informada sobre a amamentação e seus benefícios, continue nos acompanhando! Assine a nossa news para receber todas as novidades sobre o assunto!