Sim, é possível amamentar dois ou até mais bebês ao mesmo tempo. E assim como no caso de uma mãe que amamenta um bebê, a mãe precisa entender alguns conceitos básicos da amamentação como oferta e demanda, a importância de uma boa pega entre outros.

O maior desafio para mãe de gêmeos pode ser a falta de tempo. Enquanto um está mamando, ou outro dorme e aí quando finalmente quem está mamando dorme o outro acorda e…
É importante que ela aprenda como amamentar os dois bebês simultaneamente, aprender posições e técnicas para que ela consiga amamentar os bebês de forma confortável.

Por exemplo, se os bebês tiverem pesos diferentes ou um deles tiver um problema de saúde e o outro (ou outros) não tiver, provavelmente a mãe precisará alimentá-los em momentos diferentes ou de maneiras diferentes por um tempo. Bebês também tem temperamentos diferentes e formas diferentes de se acomodar. Com o tempo, e algum auxílio, a mãe saberá o que funciona para cada um deles.

Uma questão de se posicionar 😉
Na amamentação de gêmeos pode ser necessário utilizar um travesseiro enquanto eles são pequenos, isso alivia a pressão dos pulsos, braços, costas e ombros. Pode ser utilizado um sofá, cama ou chão que proporcionará um espaço maior e mais confortável.
O consultor em aleitamento materno pode atuar nos primeiros dias de vida dos bebês, uma boa pega e uma amamentação sem dores são vitais para o sucesso contínuo.
Se os bebês precisaram de internação neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, é importante que a mulher retire o leite a cada três horas para manter a produção de leite e para alimentar (ou enviar ao banco de leite humano) para o próprio filho.
Para a mãe pode ser difícil manter a produção de leite materno, especialmente se os bebês nasceram prematuramente. Eles podem precisar de complemento com a fórmula infantil de leite artificial. Mas isso não deve ser uma preocupação porque geralmente quando se tira o peso de ter que fornecer leite suficiente acaba ajudando a aumentar a produção de leite.
Em caso de trigêmeos ou mais, é necessário realizar um rodízio onde cada bebê tenha oportunidade de sugar e de aproveitar o leite materno em diferentes momentos. Se houver a dificuldade em alternar as mamas recomenda-se que a mulher retire o seu leite e (outra pessoa) ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento.
Os primeiros dias em casa podem ser difíceis. Toda a ajuda é necessária para que a mãe tenha tempo para se adaptar.
Se você está grávida de gêmeos, procure uma consultora em aleitamento materno!
Se você gostaria de ajudar mães nessa situação, temos um curso ideal para você!

Se amamentar um bebê é desafiador, imagina quando é mais de um!

Será que é possível amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo?

Quer auxiliar mães com a amamentação?
Clique aqui e saiba mais sobre nosso curso!