Como a amamentação impacta positivamente na vida a longo prazo. Conheça os benefícios que colhemos até na vida adulta.
Quanto mais se pesquisa sobre o leite materno, mais benefícios a longo prazo parecem estar associados com a amamentação. As pesquisas apontam para a importância do leite materno na criação da microbiota saudável do bebê.
A amamentação fornece as bactérias “do bem” e o leite os carboidratos que as bactérias precisam para se desenvolver. Isso não acontece com a alimentação por fórmulas, por mais avançadas que sejam. O leite materno também possibilita que os sabores da dieta da mãe passem para o bebê, preparando para a introdução de alimentos sólidos.
A microbiota saudável é importante porque protege o bebê contra infecções agudas e programa o sistema imunológico para a vida toda. As pesquisas mais recentes começam a ter resultados sobre a interrupção do processo natural de formação da microbiota. Essa interrupção parece ter consequências que levam a doenças e condições autoimunes
A amamentação é o modelo de como nutrir os seres humanos de maneira completa, abrangente, preventiva e segura, além de sustentável e deliciosa. Além disso, para a mãe o aleitamento materno está associado a um menor risco de desenvolvimento de câncer de ovário e câncer de mama.
Leia também:
O que é uma Consultora em Aleitamento Materno e como se tornar uma?
Cirurgia da mama e aleitamento materno
Leite materno, alimento poderoso!
Bebês amamentados desenvolvem uma autonomia maior e sabem que tem um lugar seguro para voltar se precisarem. O vínculo formado entre mãe e bebê durante a amamentação também pode ser estendido por toda a vida.
A amamentação é um a doação enorme, pode ser desafiador, pode ter o seu início muito sofrido, mas temos uma certeza: ela não vai durar para sempre, mas seus benefícios, sim.
Quer ficar por dentro de tudo o que a gente fala por aqui? Assina a nossa news! Vai ser um prazer ter você por perto!