Sim, é possível amamentar dois ou até mais bebês ao mesmo tempo. E assim como no caso de uma mãe que amamenta um bebê, a mãe precisa entender alguns conceitos básicos da amamentação como oferta e demanda, a importância de uma boa pega entre outros.

O maior desafio para mãe de gêmeos pode ser a falta de tempo. Enquanto um está mamando, ou outro dorme e aí quando finalmente quem está mamando dorme o outro acorda e…


É importante que ela aprenda como amamentar os dois bebês simultaneamente, aprender posições e técnicas para que ela consiga amamentar os bebês de forma confortável.

Por exemplo, se os bebês tiverem pesos diferentes ou um deles tiver um problema de saúde e o outro (ou outros) não tiver, provavelmente a mãe precisará alimentá-los em momentos diferentes ou de maneiras diferentes por um tempo. Bebês também tem temperamentos diferentes e formas diferentes de se acomodar. Com o tempo, e algum auxílio, a mãe saberá o que funciona para cada um deles.

Uma questão de se posicionar 😉
Na amamentação de gêmeos pode ser necessário utilizar um travesseiro enquanto eles são pequenos, isso alivia a pressão dos pulsos, braços, costas e ombros. Pode ser utilizado um sofá, cama ou chão que proporcionará um espaço maior e mais confortável.
O consultor em aleitamento materno pode atuar nos primeiros dias de vida dos bebês, uma boa pega e uma amamentação sem dores são vitais para o sucesso contínuo.
Se os bebês precisaram de internação neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, é importante que a mulher retire o leite a cada três horas para manter a produção de leite e para alimentar (ou enviar ao banco de leite humano) para o próprio filho.
Para a mãe pode ser difícil manter a produção de leite materno, especialmente se os bebês nasceram prematuramente. Eles podem precisar de complemento com a fórmula infantil de leite artificial. Mas isso não deve ser uma preocupação porque geralmente quando se tira o peso de ter que fornecer leite suficiente acaba ajudando a aumentar a produção de leite.
Em caso de trigêmeos ou mais, é necessário realizar um rodízio onde cada bebê tenha oportunidade de sugar e de aproveitar o leite materno em diferentes momentos. Se houver a dificuldade em alternar as mamas recomenda-se que a mulher retire o seu leite e (outra pessoa) ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento.

Os primeiros dias em casa podem ser difíceis. Toda a ajuda é necessária para que a mãe tenha tempo para se adaptar.

aleitamento-materno-gemeos


Se você está grávida de gêmeos, procure uma consultora em aleitamento materno!
Se você gostaria de ajudar mães nessa situação, temos um curso ideal para você!