Doulas sabem da importância de aumentar a ocitocina para o trabalho de parto. A ocitocina é frequentemente chamada de “hormônio do amor”, mas em trabalho de parto e durante a alimentação, é também o “hormônio do aperto” ajudando o útero a se contrair para o nascimento de um bebê e também empurrando o leite para o bebê durante a lactação.
As doulas podem fazer muito para ajudar a criar um espaço de nascimento que incentive a produção da ocitocina para promover o progresso do trabalho de parto. Veja como fazer o fluxo de ocitocina:
Privacidade
As doulas podem brincar de porteiros, ajudando a família a convidar ou recusar outras pessoas por perto durante o parto, assim como desejarem. A pedido da família, elas podem manter amigos e familiares informados sobre o progresso e compartilhar informações.
Doulas são ótimas em encontrar tarefas úteis para as pessoas fazerem em apoio à mãe em trabalho de parto. Criar privacidade para a pessoa que está dando à luz ajuda a aumentar a ocitocina e promover o progresso.
Segurança
A ocitocina sobe quando uma pessoa se sente segura mantém o medo sob controle. Uma doula pode ajudar, tanto a parturiente quanto o acompanhante, estimulando a fazer perguntas e compartilhar receios se estiverem preocupadas. Ter respostas pode reduzir ou minimizar seus medos.
Doulas podem assegurar à família que as emoções e sensações que estão sentindo são uma parte normal do trabalho. Elas fornecem suporte contínuo para que a mulher não precise se preocupar em ficar sozinha.
Conexão do parceiro
Se a parturiente e seu parceiro quiserem trabalhar em conjunto durante o trabalho de parto e nascimento, a doula pode oferecer apoio nessa relação. Eles podem lembrar o parceiro ou a pessoa de apoio de comer e fazer pausas. Elas também podem ajudar o parceiro a dar um suporte melhor à parturiente, fornecendo dicas e técnicas apropriadas para cada estágio e fase do trabalho de parto.
O parceiro não precisa se preocupar em lembrar de todas as informações por conta própria. A doula também ajuda a garantir que a voz do parceiro seja ouvida junto com a mulher.
Leia também:
O que é um parto humanizado?
O que a doula pode fazer para ajudar depois de uma cesariana?
Desmistificando o parto domiciliar
Meio ambiente
Uma doula pode “modelar um bom comportamento” que ajuda todos os outros na sala a seguirem o exemplo. Isso inclui falar com voz baixa, interromper as conversas durante as contrações, oferecer comida e bebida, ajudar a mulher a entrar em posições confortáveis, respeitar o momento da pessoa grávida, manter a sala silenciosa, oferecer música suave e muito mais.
As doulas sabem exatamente como utilizar o leito de parto para obter o melhor trabalho possível e promover posições que tornem a parturiente mais confortável e a mão-de-obra eficiente ao mesmo tempo.
Pele a pele
Depois que o bebê nasce, a doula pode ajudar no contato entre o bebê e a mãe, torná-lo confortável e ajudar a segurar o bebê para se alimentar. Este contato pele a pele também ajuda na ligação imediata entre a mãe e seu bebê.
Se, por algum motivo, o pai ou a mãe não puderem receber o bebê pele a pele, a doula pode ajudar um parceiro ou outra pessoa de apoio a ficar em pé e fazer este contato com o recém-nascido até que a mãe esteja pronta. Esta conexão física gera muitos benefícios para um bebê, inclusive a liberação da ocitocina.