A maioria dos nascimentos no Brasil ocorre por cesariana. Sejam elas planejadas ou não a doula pode exercer um papel de ajuda muito importante nesse momento.

Quando uma família recebe um bebê por cesariana, o puerpério pode ser mais difícil do que o esperado. A recuperação da cirurgia enquanto cuida de um bebê recém-nascido pode ser extremamente difícil. A doula pode ajudar uma família a passar os primeiros dias e semanas após uma cesariana com apoio e confiança.

Se você tem curiosidade em saber sobre como uma doula pode apoiar a família durante a cesariana, encontre essa informação no nosso outro post: 5 razões pelas quais você pode querer uma doula durante uma cesariana.

Seis maneiras de uma doula ajudar após uma cesariana:

Promover o vínculo da mãe com o bebê ainda em no hospital. Independente do momento que a cesariana é realizada, não temos os benefícios no pós-parto imediato que um parto normal pode proporcionar como o contato pele a pele imediato e mais prolongado, por exemplo.

Mas isso pode ser feito ainda na sala de recuperação ou mesmo depois que a mãe e o bebê já estão no quarto. Ainda mais se o bebê necessitou de cuidados intensivos e ficou internado por alguns dias na UTI. Promover este momento pode ajudar muito!

Auxiliar a amamentação do recém-nascido em casa.
Recuperar-se da cirurgia e estabelecer a amamentação simultaneamente com o bebê é muito importante, porém pode ser uma das tarefas mais difíceis de serem realizadas.

A doula é especialista em apoiar o aleitamento materno e pode ajudar com posições confortáveis, avaliar e corrigir a pega e montar lugares confortáveis de amamentar em toda a casa.

Manter a família abastecida com comidas e lanches.
Muitas vezes, com um novo bebê em casa, fica difícil até para manter a hidratação e as refeições. Levantar e deitar, mudar de uma posição para a outra e se movimentar pela casa pode ser doloroso e lento durante os primeiros dias e semanas de recuperação.

curso-de-doula

A doula pode preparar e servir refeições nutritivas e lanches e deixar comida de fácil acesso para os pais e até mesmo para as eventuais visitas. Boa nutrição é uma parte crítica para uma ótima recuperação pós-parto e, mais ainda, após uma cesariana.

Limpeza doméstica e lavanderia.
O principal trabalho para a família após o parto é descansar, comer e alimentar o bebê. Porém a vida não para e as tarefas domésticas também não. A doula pode manter as coisas organizadas e arrumadas e ajudar a arrumar as roupas e dobrá-las, para que a nova família não precise se preocupar uma lavanderia abarrotada de roupas.

Se eles tiverem esses problemas atendidos por uma profissional de pós-parto que entende sobre o estresse físico e emocional da cesariana, pode ajudar todos a relaxar e cuidar do bebê sem essas tarefas domésticas penduradas sobre suas cabeças.

Promover o descanso para que os novos pais durmam quando possível. A vida com um recém-nascido envolve muito cuidado com o bebê e pouco sono. Os recém-nascidos exigem que suas necessidades sejam atendidas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com pouca atenção ao quão exausto o cuidador pode estar.

Leia também:
O que é um parto humanizado?
Sou doula/consultora e agora?

Uma doula pode confortar e acalmar um bebê entre as mamadas, para que a mãe possa tirar uma soneca ou dormir durante a noite, garantindo que o bebê esteja em boas mãos. Uma boa noite de sono geralmente torna tudo melhor.

A doula é uma especialista em cuidados com recém-nascidos. Muitos dos novos pais não tem ainda muita auto confiança para cuidar de um recém-nascido, incluindo banho, fraldas, carregar o bebê e muito mais. A doula é uma especialista em todas essas coisas e pode ajudar os pais a ganhar confiança e experiência na administração do tempo, das coisas e no cuidado do recém-nascido.

Quando o bebê está feliz e satisfeito, os pais podem relaxar e ficar mais seguros. Então amores, não dispense a sua doula caso os planos de parto saiam dos trilhos ou o parto normal ainda não seja sua opção, estar em contato com uma profissional dessas, pode te livrar de vários mitos, medos, etc, e encoraja-lá a saber mais sobre o parto normal.