O tema deste ano da SMAM é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”
O papel da Consultora em Aleitamento Materno é promover a amamentação. A sua ação não precisa ser somente pontual durante um atendimento à uma mãe que está com dificuldades para amamentar. Segue aqui 4 formas de como ela pode ajudar no empoderamento para o aleitamento materno:


1 – Promover e divulgar informações de qualidade e baseadas em evidências científicas.
Desta forma podemos combater os diversos mitos que existem em torno da amamentação. Podemos utilizar as redes sociais para divulgar textos e imagens, montar grupos de apoio com palestras, montar grupos no WhatsApp com mães que precisam de ajuda… são inúmeras as formas de divulgar informação de qualidade hoje em dia!
2 – Preparar as famílias para os possíveis desafios da amamentação
Muito melhor que realizar o manejo dos problemas precoces e tardios da amamentação é preparar a mãe e a família para que identifiquem o que está acontecendo e possam agir o quanto antes. Nada mais empoderador que saber o que fazer em uma situação complicada.
3 – Promover uma rede de apoio para a família
A rede de apoio vai além dos avós e parentes próximos, é importante que a família saiba quais são os direitos da mulher que amamenta, onde buscar ajuda, como ela pode extrair o leite ou amamentar durante o trabalho entre outras formas de apoio que podem ser diferenciais na amamentação.
4 – Acreditar no poder da mulher de amamentar
Mesmo quando tudo parece não estar dando certo, a consultora deve acreditar mais ainda que a mãe que foi capaz de nutrir aquele bebê durante a gestação inteira também é capaz de amamentar!

Marilia Bittencourt