Vem ver se, além de ser gostoso, o chocolate realmente ajuda a amenizar os desconfortos causados pela Tensão Pré-Menstrual.

“Tá com TPM? Come um chocolatinho que passa.”

A mulher que nunca ouviu uma frase parecida, que atire a primeira pedra. Geralmente, essa constatação sai da boca das pessoas em um tom mais voltado ao sarcasmo do que à ajuda de verdade, afinal, o ciclo feminino – principalmente a menstruação – ainda recebe uma visão machista e preconceituosa. Mas isso é tema para outro post. Hoje, o propósito é saber, de uma vez por todas, se é um fato que o chocolate alivia os sintomas da TPM. 

Explicando a TPM

Tensão Pré-Menstrual, ou TPM. Algo que as mulheres são ensinadas a encarar como uma maldição que precede o sangue. Mas quando realmente paramos para compreender nosso corpo, percebemos que é só uma manifestação da nossa realidade cíclica. 

A TPM é o nome dado aos sintomas que nós sentimos antes da menstruação – geralmente uma ou duas semanas antes – e atinge cerca de 80% das mulheres. Os sintomas (e a intensidade deles) varia muito de mulher para mulher e podem ser físicos e/ou emocionais. Os mais comuns entre eles são: cólica, inchaço, dor de cabeça, seios doloridos, fadiga, irritabilidade, ansiedade, o aumento do apetite e aumento do desejo por alimentos específicos.

Por que o corpo pede por chocolate?

Por “aumento do desejo por alimentos específicos”, eu me refiro aos alimentos que causam uma sensação extra de prazer – mas que nem sempre são os mais saudáveis – e a preferência acaba sendo aqueles com grandes quantidades de açúcar. Na TPM, 45% das mulheres demonstram uma compulsão por doces.  

E uma das fontes de açúcar preferidas é o chocolate. Mas, por que?

Durante a TPM, nossos níveis de magnésio caem e é natural para o nosso corpo buscar uma fonte de reposição desse mineral. E é assim que o chocolate se torna o herói capaz de salvar o dia, pois além de ajudar a estabilizar os níveis de magnésio, ele auxilia na liberação de serotonina, proporcionando um efeito estimulante e antidepressivo. Mas atenção para o tipo de chocolate e quantidade que você come. O indicado são 15g (equivalente a três quadradinhos de uma barra) diárias de chocolate 70% cacau, que são mais ricos em magnésio e tem quantidades menores de açúcar. Não é porque ajuda que você pode exagerar, ok?