Vem ver como a doula pode ser fundamental para o resgate do parto humanizado e a redução de cesarianas desnecessárias.
Em um resumo do estudo ARRIVE Trial, publicado em 2018, os resultados indicaram que gestantes saudáveis de baixo risco que foram induzidas em 39 semanas de gravidez apresentaram menor morbidade materna e neonatal e redução da taxa de cesárea. Os resultados do estudo eram esperados e foram divulgados no encontro anual da Society for Maternal-Fetal Medicine. De acordo com o comunicado de imprensa do site SMFM:
Em um estudo com mais de 6.100 mulheres grávidas em todo o país, os pesquisadores distribuíram aleatoriamente metade das mulheres para um grupo de conduta expectante (esperando que o parto começasse por conta própria e intervindo apenas se ocorrerem problemas) e a outra metade a um grupo que sofreria uma indução eletiva (induzir o parto sem motivo médico) na 39ª semana de gestação.
Confira alguns resultados
– Taxas mais baixas de parto cesáreo entre o grupo de indução eletiva (19%) em comparação com o grupo de conduta expectante (22%).
– Taxas mais baixas de pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional no grupo de indução eletiva (9%) em comparação com o grupo de conduta expectante (14%).
– Menor taxa de suporte respiratório entre os recém-nascidos no grupo de indução (3%) em comparação ao grupo com conduta expectante (4%).
Tenho certeza de que muitos de vocês que estão lendo isso apoiaram clientes que precisavam ser induzidos. As induções muitas vezes podem ser um processo longo e lento que começa com agentes de maturação cervical – medicamentos – aplicados no colo do útero na noite anterior e depois na manhã seguinte. Eu simplesmente não consigo imaginar os custos financeiros adicionais, a logística e as necessidades de pessoal se cada pessoa grávida fosse induzida em 39 semanas. Essas variáveis não levam em consideração a carga emocional e física da pessoa que está sendo induzida ou a família e a equipe de apoio. No momento em que a família segura o bebê nos braços, após uma indução de três dias, ele está simplesmente exausto, e a recuperação e o estabelecimento da amamentação podem ser mais difíceis.
Algo simplesmente não parece certo. A redução da taxa de cesariana realmente significa que precisamos tornar o parto mais medicalizado? Como pode ser? Como as induções dolorosas e longas podem reduzir a taxa de cesariana? Eles não vão levar a mais pedidos de epidurais?
Não há nada de errado em dar à luz com uma epidural, mas se alguém espera engravidar sem analgésicos, a indução muitas vezes torna mais difícil. Quando uma pessoa é induzida, ela requer monitoramento fetal eletrônico contínuo que tem uma alta taxa de falsos positivos. Existem mais exames vaginais para acompanhar o progresso, o que aumenta o risco de infecção. As epidurais significam que alguém está confinado à cama, o que pode dificultar a descida e a rotação do bebê. O segundo estágio (empurrar) pode levar mais tempo e mais frequentemente resulta em um parto vaginal operatório (vácuo ou fórceps).
Alimentos e bebidas são freqüentemente retidos em trabalho de parto, especialmente com epidural. Existe um risco maior de uma “febre epidural” que preocupa os profissionais de saúde e a família. A lista de possíveis intervenções que podem interferir no parto vaginal espontâneo e resultar em uma cesárea é longa.
Leia também:
O que a doula pode fazer para ajudar depois de uma cesariana?
Como a doula ajuda a garantir cuidados respeitosos aos clientes
Será que tenho vocação para ser doula?
Precisamos – e muito – do trabalho da doula
Você sabe o que é uma solução fácil para reduzir imediatamente a taxa de cesariana? UM DOULA! É comprovado que ter um parto doula diminuiu o risco de cesariana de alguém. Em vez de seguir o caminho de uma indução medicalizada simplesmente para reduzir a taxa de cesárea, por que não estabelecer programas de doulas em todos os lugares e tornar as doulas disponíveis e acessíveis para todos que estão nascendo e querem uma? Além de diminuir a taxa de cesárea, há muitos outros benefícios de ter uma doula assistindo a um parto. Apenas 6% por cento das pessoas que nasceram tiveram uma doula acompanhando-as em trabalho de parto, de acordo com a pesquisa Listening to Mothers. Existem algumas situações que exigem uma cesárea, e sempre haverá.
As Doulas são uma solução de baixa tecnologia e uma solução acessível para um problema altamente medicalizado e caro. Quais são os riscos de fornecer doulas a todas as famílias de nascimento? Para meu conhecimento, não há nenhum. Simplificando, os desfechos de nascimento ao redor são melhores com uma doula.
Os efeitos de muitas cesarianas estão acontecendo diariamente com complicações observáveis em futuras gravidezes e nascimentos. Por que é necessário jogar milhões (bilhões) de dólares e tratamentos médicos intensivos no problema quando as doulas podem ser a solução simples?
O que está impedindo a implementação desta solução doula? Por que essa não é uma resposta óbvia para todo pesquisador que trabalha para definir exatamente o que pode ser feito para causar um grande impacto em nossa taxa de cesariana não saudável? Estou perplexo que isso não está sendo cantado em todos os telhados. O que estamos perdendo?
As Doulas fazem a diferença. Doulas abaixa a taxa de cesárea. Doulas pode ajudar. A pesquisa tem apoiado isso há anos. Não precisamos de modelos médicos sofisticados e caros para causar impacto. Estamos prontos e dispostos a ser reconhecidos como um membro valioso da equipe. As coisas podem começar a mudar agora.
Às vezes a resposta está bem na frente do nosso nariz, se apenas olharmos. A solução de doula pode ser mais simples, menos dispendiosa, melhor e completamente capaz de fazer. Por que procuramos respostas complicadas quando uma simples pode resultar em melhores resultados? Nós podemos ajudar a reduzir as taxas de cesariana. Por favor, nos convide.