Saiba como evitar experiências de parto traumáticas para seus clientes.
É comum, infelizmente, ouvirmos relatos de pessoas que tiveram uma experiência de parto traumática. De acordo com o DONA Internacional, pesquisas apontam que um terço das pessoas passam por essa situação negativa. É um número muito alto, levando em consideração a importância da experiência de parto na vida de uma pessoa, uma família. Uma forma de combater esse nesse número é garantir cuidados respeitosos aos clientes.
Em alguns casos, o trauma está relacionado com experiências vivenciadas anteriormente, mas em outros, tudo pode começar ali no trabalho de parto mesmo. A forma como uma pessoa é tratada, se ela é respeitada por quem está ao seu redor, se sua voz é ouvida antes, durante e depois do processo, além das circunstâncias clínicas do nascimento, tudo pode contribuir para sentimentos positivos ou negativos.
Como doula, você tem um papel fundamental para ajudar clientes a terem seus direitos respeitados e apoiar em todo o processo. Por isso, veja alguns passos para garantir cuidados respeitosos aos seus clientes e ajudar a reduzir o potencial de uma experiência envolvendo violência, desrespeito ou trauma obstétrico.
Pré-natal
Crie uma relação confiança com a gestante que ofereça segurança para que ela possa se sentir confortável para compartilhar medos e experiências anteriores. A partir dessa relação, você pode ajudar sua cliente a desenvolver um plano de parto levando, considerando todas as possíveis contingências e saber que tipo de suporte terá maior utilidade.
Estimule a gestante a buscar uma equipe de sua confiança e a compartilhar informações básicas para que todos estejam alinhados às suas expectativas e desejos no dia do parto e que irão garantir cuidados respeitosos a ela. A relação precisa ter transparência e honestidade.
Considere situações de role-playing para oferecer à gestante uma chance de praticar respondendo e fazendo sua voz ser ouvida. Informe a sua cliente que ela tem o direito a um atendimento respeitoso e que ela tem voz em todas as etapas do processo.
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Trabalho de parto e nascimento
Apoie a parturiente e mostre que você está pronta para ajudá-la no que precisar, inclusive amplificando sua voz, se for necessário. Seja exemplo de bom comportamento para todas as pessoas presentes. Você pode fazer isso parando de falar durante as contrações, mantendo a voz calma e tranquila, chamando sua cliente pelo nome, repetindo seus pedidos e deixando claro as necessidades da parturiente.
Seja a narradora do processo, descrevendo em voz alta o que acontece ao redor, tanto para a parturiente quanto para as outras pessoas presentes. Incentive a cliente a se posicionar e verbalizar seus desejos e ajude-a na obtenção de informações sobre todas as suas opções e escolhas.
Quando os desejos ou as preferências da parturiente não estiverem sendo respeitados, repita seu pedido educadamente, mas com firmeza, para que todos saibam o que sua cliente disse. E se a parturiente não se sentir à vontade com uma enfermeira, uma parteira ou um médico específico, ajude-a a solicitar outro. E deixe claro que está tudo bem fazer mudanças se for viável e importante para ela.
Pergunte se ela tem fome, se ela tem sede, se precisa de algo específico. Certifique-se que ela tem tudo o que precisa por perto.
Pós-parto
Reviva o parto com a sua cliente, deixando que ela compartilhe sua história com você. Como doula, você pode ajudá-la a lembrar de alguns aspectos do parto, mas não insira suas observações ou experiências pessoais nessa narrativa. E se as palavras da sua cliente expressam descontentamento com algum aspecto da experiência de parto, tente compreender a origem da insatisfação e se mostre disponível para ajudá-la a tomar providências a respeito do ocorrido. É importante não deixar pendências para depois e não abrir mão de verbalizar algo importante na hora.
Faça encaminhamentos apropriados para terapeutas, médicos e grupos de apoio que possam dar suporte a sua cliente durante o processamento e a cura de suas experiências. A doula também pode ajudar com apoio logístico que lhes ajude a recuperar e se adaptar com a criação de um recém-nascido. Deixe-os saber que sua experiência é importante e que eles têm o direito de receber cuidados respeitosos e apropriados e que eles podem recorrer se sentirem que isso não foi atendido.
Como você ajuda seus clientes a receber cuidados respeitosos e apropriados? Como você está trabalhando dentro da sala de parto para ajudar seus clientes enquanto ainda está dentro do escopo da doula? O que você adicionaria à lista que eu criei acima?
Informações: DONA Internacional