Seu negócio na área da doulagem/consultoria não sai do lugar? Nem tem ideia por onde começar?
Hoje vou te dar 5 dicas que podem te ajudar a mudar os resultados no segundo semestre:
Quantas vezes você já parou para avaliar ou reavaliar o seu negócio? Esse pode ser um bom momento para verificar o que já funcionou, o que só tem demandado tempo e que ainda dá pra mudar, salvarmos o ano ou até aumentarmos o número de clientes.
Preste bem atenção e a dica primaria e bônus é: sempre se reavalie e lembre-se o marketing é constante e mutável.
Eis algumas práticas que ainda podem ser feitas antes do fim do ano:
- Avalie seus preços:
Quantas vezes a senhora já avaliou seu preço? Quando foi a última vez?
Você adicionou novos serviços ou conhecimentos que agreguem valor ao seu serviço de doula/consultora? Está satisfeita com o que você cobra?
O mais importante: o valor que cobra está de acordo com outras profissionais da sua região? Está baseado na experiência e anos de prática? Não está supervalorizando ou prostituindo a profissão apenas para ganhar Mercado?
Lembre-se: pode parecer esperto de início cobrar menos para conseguir mais clientes, mas isso faz com que a profissão seja desvalorizada e gera leilão entre você e suas concorrentes, ou quando resolver aumentar o preço seu público não consiga mais enxergar o seu valor.
Você está recebendo a receita que espera fazer? Um bom momento para avaliar despesas são as viradas de semestre e a partir disso fazer um aumento, mas lembre-se que isso não pode ser drástico, de maneira que assuste sua clientela e nem aplicado a orçamentos com menos de 30 dias.
Atenção: se você não se valoriza, como pode esperar que os outros valorizem?
2. Estude, recicle-se
Não pare de se renovar e procure novos cursos. Isso você deve deixar pré-programado e anexar no item 1 para prever o quanto de receita vai precisar para se renovar ou adquirir novos conhecimentos.
3. Agregue serviços
Sempre falo nos cursos de formação que adicionar especialidades é ganhar Mercado, pensa só, se eu tiver problemas no aleitamento ou introdução alimentar quem eu vou preferir: procurar a minha doula que já tenho uma conexão/conhecimento ou um terceiro?
Então, que tal adicionar uma nova fonte de renda? Essa é a hora de fazer isso! Considerar a educação para o parto, pré-natal, yoga pós-parto ou agregar técnicas ao seu atendimento de doula como spinning babies, massagem com rebozo e etc., consultoria em aleitamento materno / consultoria na introdução alimentar. Não é para ir fazer uma faculdade e ser nutricionista, ok? E sim ensinar ou apresentar como aplicar as técnicas de introdução alimentar por exemplo.
4. Tenha um site
Ah! Mas para que uma doula precisa de um site? Simples, todo profissional que se preze precisa de um site para se apresentar, criar conteúdo relevante na rede, depoimentos de ex clientes e etc. A busca no Google ainda é o meio preferido para buscar profissionais e conteúdos e os melhores ranqueados são os que possuem site, sites atualizados e com bom conteúdo. Vamos lá?
Atenção: é interessante que seu site transmita o que você quer dizer e transmita tudo o que você oferece no seu trabalho de doula. O serviço de doula é um só, ok? Mas cada uma tem sua essência, cada uma aplica da sua maneira, cada uma tem suas habilidades, entende?
5. Planeje
Quem não planeja, não sabe para onde vai, como vai e quando vai. Saiba claramente o que você deseja para o seu negócio, afinal o amor e a motivação pela causa você já tem, se isso gerar renda vai ser show, não? Então pense o que você planeja para o desenvolvimento do seu negócio?
Você precisa planejar também de que maneira você pode apoiar os membros de sua comunidade, pode não te gerar lucro, mas gera motivação e o melhor networking. Lembre-se quem não é visto, não é lembrado… 😘
Planeje os brindes que você agrega na contratação do seus serviços e também aqueles sem fins lucrativos, considere uma reserva para atender um cliente pro bono ou reduza o valor para alguém que precise, considere também “adotar” uma doula que está iniciando para te ajudar, assim ela te auxilia e aprende como começar o negócio ou forma um grupo com você, não tenha medo da concorrência, aprenda a ser admirada pela concorrência.
As formas que você pode desenvolver seu negócio são limitadas apenas pela sua imaginação.
Seu dinheiro e/ou tempo será devolvido dez vezes com o bem que você faz e lembre-se nenhuma profissão é valorizada ou fortalecida quando os interessados caminham separados.
Procure as doulas da sua região, se conheçam, as vezes um cliente não é seu perfil, ou simplesmente não rola e qual o problema de você indicar sua amiga? Afinal se não rolar uma empatia entre você e a cliente e você atender mal, vai gerar marketing negativo. Fortaleça a rede!
E aí? Qual vai ser nos próximos meses?
Mas lembre-se: não adianta de nada planejar e não executar, não planeje mais do que suas pernas vão conseguir alcançar, vai por mim, um passo de cada vez, trabalho tem que ser prazeroso.
Abraço
Indianara Ferreira