Venha conferir três sinais que vão te ajudar a saber se seu obstetra é cesarista.
Você ou alguém que você conhece já deve ter passado pela situação de fazer todo o pré-natal com um obstetra para chegar próximo ao parto e descobrir que o obstetra é cesarista, quando estava claro desde o começo que sua vontade era ter um parto normal. E neste caso, você precisou parar tudo e correr atrás de um novo médico que apoiasse a sua decisão de ter um parto normal, da forma como você imaginou. Estressante, não é?
Infelizmente, este cenário ainda acontece com frequência. E o motivo disso é a falta de transparência por parte de alguns obstetras. Existem médicos que dizem fazer parto normal, mas, ao invés disso, utilizam o tempo do pré-natal para convencer a mulher a fazer uma cesariana. Ou, eles evitam demonstrar seu posicionamento até o último minuto para que as gestantes sintam que não têm outra opção senão o parto cirúrgico.
E a melhor forma de evitar que isso continue acontecendo é ter informação. Pensando nisso, separamos alguns sinais que você precisa ficar de olho para entender as reais intenções do seu médico. Saber identificar estes sinais vai te ajudar a saber se seu obstetra é cesarista, a tempo de fugir para as colinas – ou pelo menos para um profissional que realmente apoie a sua decisão.
Leia também:
Qual é o papel do(a) companheiro(a) acompanhante durante o parto?
Relacionamento e amamentação
O que é um parto humanizado?
3 sinais de que seu obstetra é cesarista
- Ele faz a egípcia sempre que você pergunta sobre o parto
A primeira coisa a se fazer, assim que você põe os pés no consultório, é questionar o obstetra sobre o parto. Se, ao receber perguntas sobre o parto, o médico oferece respostas evasivas e tentar desviar sua atenção das suas dúvidas em relação ao parto normal, isso já é um sinal de alerta. Se o seu médico apoia o parto normal, ele fará questão de oferecer informação para que você tenha segurança em sua decisão.
- Ele é apressadinho, ele
Se um obstetra apoia o parto normal, ele vai esperar o máximo possível para que isso aconteça antes de sugerir qualquer tipo de intervenção. Um parto normal pode acontecer entre a 39ª e a 42ª semana. Então, caso ele já deixe pré-estabelecido que o tempo máximo de espera para o parto normal são de 40 semanas (mesmo que as condições de saúde da mulher e do bebê estejam ótimos), fique esperta.
E digo mais: se ele faz questão de deixar a cesariana agendada “em caso de emergência”, desconfie. Principalmente se a data da cesariana preceder um feriado, por exemplo.
- Ele torce o nariz para as doulas
Quer saber se o obstetra realmente apoia o parto normal e humanizado? Questione a opinião dele em relação a doulas. Um obstetra que apoia a sua decisão de ter um parto normal não só aceita aceita a presença da doula, como indica e reforça a importância dessa profissional.
Neste ponto, você já deve saber todas as vantagens de se ter uma doula, não só no parto, mas no pré e no pós-parto também. Então, se um médico se sente incomodado com a presença de um profissional que estará ali para apoiar e defender os direitos da mulher, fique atenta.
Prestando atenção a estes 3 sinais, você conseguirá ter uma noção melhor do posicionamento do médico sobre o parto normal e saber se este obstetra é cesarista. Antes de procurar por um médico, peça indicações, pesquise e não tenha medo de buscar por uma segunda opinião se a sua escolha não corresponder às suas expectativas. O parto é seu!
Quer receber as últimas novidades da Uni? Então se inscreve na nossa news e se prepare para atualizações mensais e várias informações sobre o mundo materno-infantil.