Veja algumas informações sobre a relação entre a amamentação e a diabetes materna.
Quando se atua como uma consultora em aleitamento materno, é necessário estar munida do máximo de informações atualizadas possíveis, tanto para pautar a própria atuação quanto para orientar suas clientes com propriedade. É preciso estar atenta a todos os benefícios e impactos do aleitamento materno para defender essa prática entre as lactantes, para que mais mulheres desejem amamentar seus filhos. A relação entre a diabetes e amamentação é um desses tópicos que precisam estar sempre no seu banco de informações pessoal. Vem saber mais!
Amamentação e diabetes materno
Você sabia que amamentar por 5-6 meses pode reduzir em 50% o risco futuro de Diabetes Tipo 2 de uma mulher? Isso acontece porque, a amamentação pode ajudar a reverter a elevação e acúmulo de gordura e a resistência a insulina causados durante a gestação.
Diabetes gestacional e o “atraso” do leite
Mulheres com diabetes gestacional podem sofrer um atraso na descida do leite? Sim, porém não significa que isso seja uma regra ou que a diabetes seja a única explicação para esse atraso. Ele pode acontecer pela estimulação tardia da mama, pela obesidade, por problemas hormonais, entre outros fatores. O atraso na lactogênese é quase o mesmo, quer a mãe tenha diabetes gestacional ou não. Mesmo assim, podemos dizer que mulheres com níveis de açúcar controlados tem menos probabilidade de sofrer esse atraso na descida do leite.
Leia também:
Checklist da amamentação
6 habilidades que a amamentação ensina às crianças
A amamentação não dura a vida toda, mas seus benefícios sim
Amamentação, perda de peso e diabetes
Se a amamentação influencia no desenvolvimento de diabetes pela mulher, ela também influencia na perda de peso? Em partes…Mulheres que alimentam seus filhos exclusivamente com leite materno podem perder quase 2 kg a mais em comparação àquelas que utilizam fórmulas. Mas a quantidade de peso varia de mulher para mulher. Algumas podem até ganhar peso durante o período de amamentação.
Se você é uma consultora em aleitamento materno e está assistindo uma mulher com diabetes, é importante estimulá-la a amamentar. E, além de apoiar a amamentação, seu papel é dar informações e apoio precisos e defender práticas hospitalares que apoiem a amamentação precoce.
Fonte: Marie Biancuzzo