O tema deste ano da SMAM é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”
A doula também pode auxiliar na promoção da amamentação. Mesmo durante a gestação é importante que a família receba todo preparo e apoio para um aleitamento materno mais tranquilo e duradouro.


1 – Sair um pouco do tema PARTO e divulgar informações sobre amamentação
Sabemos o quanto as mulheres procuram as doulas para se preparar para o parto, mas se for pensar bem a amamentação dura muito mais que o trabalho de parto, será que o preparo não deveria ser tão ou mais importante? Divulgar informações baseadas em evidências científicas nas redes sociais, nos grupos de apoio e de WhatsApp é um a boa forma!
2 – Preparar a gestante para fazer a “Hora de Ouro”
A primeira hora do bebê deve ser em contato com a mãe. A família deve ser orientada ainda durante a gestação sobre a importância deste momento. Se por acaso o bebê necessitar de cuidados especiais e ficar internado por exemplo, assim que ele estiver bem a doula pode promover uma hora de ouro especial para celebrar a alta do bebê.
3 – Indicar ajuda especializada, se necessário
Muitas doulas são consultoras em aleitamento materno, o que facilita muito para as mães que recebem o atendimento. Mas se por acaso ela não tem a formação ou está com um desafio muito complicado de resolver, encaminhar para uma consultora de confiança pode ser a melhor solução!
4 – Acreditar no poder que a mulher tem de gestar, parir e amamentar
A doula acredita na força do corpo da mulher! Ela acredita até quando a mulher duvida! Isso não só no parto! Vale para a amamentação também! A doula não empodera ninguém, mas com toda certeza ajuda a revelar o poder que a mulher tem!
E você sabe mais alguma maneira que a doula possa ajudar a empoderar as famílias para o aleitamento materno?
Marilia Bittencourt