Essa é a lista dos livros que nós julgamos que vocês precisam ter em mãos, se gostam ou trabalham com aleitamento materno:
Amamentação Bases Científicas – Marcus Renato de Carvalho
“Obra conhecida e respeitada por reunir estudos e experiências de alto nível científico em aleitamento materno, foi totalmente reformulada frente às novas exigências contemporâneas que decorrem dos avanços da ciência e da dinâmica humana. Bastante aprimorada, esta 4a edição foi reestruturada em quatro grandes partes – Fundamentos, Atuação, Prematuridade e Políticas –, ganhou novo projeto gráfico, revisão e atualização minuciosas, além de incorporar novos colaboradores e capítulos. Trata-se de excelente texto com abordagem interdisciplinar que se destina a um público bastante amplo, abrangendo médicos, profissionais de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, sanitaristas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, engenheiros de alimentos, biólogos, biomédicos, antropólogos, gestores da área da saúde, além de apoiadores do aleitamento materno.” (Saraiva)
Manual Prático de Aleitamento Materno – Carlos González
“Este livro pretende oferecer uma informação concisa, confiável e prática sobre o aleitamento materno, que permita:1) aos profissionais de saúde ajudar com eficiência às mulheres que amamentam2) às mães amamentar com prazer e segurança.Carlos González é doutor em pediatria e autor de vários livros sobre educação, alimentação e saúde infantil. Licenciado pela Universidade Autônoma de Barcelona e especialista em amamentação pela Universidade de Londres, ele é fundador da Associação Catalã Pró Aleitamento Materno, membro do Conselho de Assessores de Saúde da La Leche League International e assessor da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (UNICEF). É um dos maiores ícones da atualidade em defesa da amamentação e da criação com apego. É casado e tem três filhos (que já dormem e comem muito bem). No Brasil, seus livros foram publicados e impressos pela Editora Timo. São eles: “Manual prático de aleitamento materno”, em 2014 (a segunda edição, revista e ampliada, foi impressa em 2018), “Besame Mucho”, em 2015, e “Meu filho não come!”, em 2016.” (Saraiva)
Aleitamento Materno – Passagens e Transferências Mãe-filho – Luiz Antonio Del Ciampo, Rubens Garcia Ricco, Carlos Alberto Nogueira de Almeida
“É um livro que tem por objetivo ensinar a importância e os aspectos técnicos do aleitamento e a riquíssima interação psicológica que se dá no binômio mãe-filho, cujo efetivo benefício é o bem estar do lactente. Assinala também, a transmissão de substâncias que possam vir a comprometer a saúde do lactente.” (Saraiva)
Da Gravidez à Amamentação – Vitoria Pamplona, Tomaz Pinheiro da Costa, Marcus Renato de Carvalho
“Reúne sugestões para ajudar a simplificar e viver bem todos os momentos que serão experimentados pelas mães durante esse período, geralmente envolvidas por dúvidas, questionamentos e certa insegurança, em que pese à confiança que o atual estágio da medicina possa oferecer nessa área. Além de apresentar práticos relatórios para o acompanhamento de consultas pré-natais e pediátricas, aqui você encontrará também depoimentos de homens e mulheres revelando como viveram esses momentos tão significativos na vida de todo casal. Em resumo, este livro é uma excelente fonte de informação para o presente e pode se transformar num útil e precioso registro que oriente futuras gestações.” (Saraiva)
Amamentar é tudo de bom! – Simone de Carvalho
“Cada vez mais se tem conhecimento sobre os maravilhosos benefícios do leite materno para o bebe e sua vida adulta. No Brasil, embora o Ministério da Saúde venha trabalhando com a promoção deste assunto em diversas ações, não existe literatura infantil disponível para que as crianças tenham aproximação com o tema.” (Saraiva)
Conhece algum bom livro que não foi mencionado aqui? Compartilha com a gente! 🙂