Se tem uma data importante para todo tipo de família esta data é a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre anualmente no início de Agosto. É neste período que nos fortalecemos em prol da amamentação e da saúde da mãe e do bebê. Não dá para deixar passar, não é mesmo?

Para este ano, o tema da SMAM (sigla para Semana Mundial do Aleitamento Materno) é “aleitamento materno: a base da vida”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês) e enfatiza que a amamentação é uma recomendação universal, pois proporciona pleno equilíbrio, levando a todos a um bom começo de vida. De modo geral o aleitamento materno contribui para a saúde, bem estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

Aqui no Brasil, em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a lei nº 13.435, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. No decorrer do mês de agosto deverão ser intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como: palestras, eventos, reuniões com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e etc. Entendeu por que é importante participar ativamente da SMAM? Esta iniciativa ainda é pouco conhecida e necessita do apoio de todas as pessoas!

Em Londrina, a SMAM prevê várias ações que irão se estender por todo o mês de Agosto, tais como: exposição fotográfica, palestras, rodas de conversa, espaço de acolhimento com consultoras de amamentação e vivência musical para mães e bebês. Boa parte das ações acontecerá na Galeria do Shopping Boulevard, em Londrina. Toda a programação é gratuita e aberta ao público que deseja saber mais, necessita de apoio ou anseia incentivar a amamentação.

 

Lembre-se que a amamentação necessita de apoio de toda a sociedade por isso, mesmo quem não está amamentando deve participar da SMAM. Chame as amigas, mães, pais, colegas, e profissionais da saúde para aumentar o alcance da SMAM de Londrina!

Vamos nos aprofundar neste tema?

Informação nunca é demais!

Clique para acessar o folder completo da SMAM 2018

Clique para acessar o poster oficial da SMAM 2018